Notícia

Algoritmo criado em universidade é capaz de reduzir o desperdício de matéria-prima

Notícia

Algo muito comum na indústria têxtil é o desperdício de grandes quantidades de matéria-prima, que acabam sendo desperdiçados ainda na fase inicial da produção, devido à complexidade do processo de corte.

Percebendo esse problema, o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em informática Aplicada (PPGIA), da Pós-Unifor de Fortaleza/CE, Plácido Pinheiro, criou um algoritmo capaz de reduzir o desperdício de material durante o processo. Ele explica que o curso sempre busca trabalhar com temáticas que encontrem soluções para problemas, seja no âmbito industrial e empresarial ou mesmo na saúde e educação. "Tentamos sempre apresentar essas situações aos nossos alunos e questionamos: como aperfeiçoar a solução de tal problemática de forma otimizada?", afirma o coordenador.

O aluno do programa, Bonfim Amaro Júnior, utilizou o procedimento como tema de sua tese de doutorado, ele possui uma empresa no ramo têxtil e isso o ajudou a detectar o problema e perceber que era algo recorrente também em outras empresas. O algoritmo funciona por meio de entrada de um conjunto de itens regulares ou irregulares e suas respectivas quantidades, que, em algumas instâncias, podem ser abstrações computacionais para representar calças, calções, camisas, dentre outros. "O procedimento aloca todas as peças dentro dessa superfície sem que ocorram sobreposições, e objetiva minimizar a área necessária para comportar o plano de corte", explica Bonfim.

Ele já está colocando em prática no seu negócio, conseguindo resultados bem acima dos anteriores, tanto no tempo, que foi reduzido pela metade para realização do processo, quanto no aproveitamento da matéria-prima, que chega a ser 20% melhor.

Para Bonfim, a ciência, tecnologia e sociedade devem andar de mãos dadas, para que se mantenham na mesma velocidade de novas descobertas. "Liderar é uma atividade que requer esforço, autoconhecimento e progressivo refinamento de habilidades e competências. Não há um algoritmo para informar o que se deve fazer para ser um líder, por isso quero sempre crescer e aprender", finaliza.

Fonte: Guia Textil