Notícia

4 dicas para fazer seu negócio decolar

Notícia

1 – Oportunidade

Ofereça um serviço único no mercado e não apenas mais uma cópia da concorrência. O Analista do Sebrae/SC Joel Fernandes diz que o ideal é você tentar identificar as reais oportunidades que o mercado oferece. Como? Há três maneiras de identificá-las: 

Quando algum estabelecimento tem uma fila de clientes à sua porta;

Quando o interessado consegue oferecer algum produto que já existe no mercado por um preço muito inferior e com igual ou melhor qualidade;

Quando oferece um serviço que não existe no mercado.

2 – Ideia viável

Durante a elaboração do plano de negócios você faz uma pesquisa para saber como o mercado que você quer atuar se comporta. Com essas informações é possível identificar se há concorrência direta para a sua empresa e se há demanda para o serviço ou produto que você quer oferecer.

Em outras palavras, você precisa saber se tem gente para comprar o que você quer vender e já tem outras empresas oferecendo o mesmo. Por isso o Plano de Negócios é fundamental para a abertura de uma nova empresa. Com ele é possível identificar se a ideia do negócio é viável ou não.

3 – Experiência, técnica e gestão

Você entende do negócio que quer abrir? A dica é simples: se quer abrir um padaria, aprenda a fazer pão. Tendo experiência, conhecimento e técnica sobre o segmento que a empresa vai atuar, é mais provável (99% de chance) que você tenha sucesso.

Você deve ser o primeiro funcionário da sua nova empresa. Aprenda a realizar todas as funções dos seus colaboradores. Ter controle é fundamental! 

4 – Bom atendimento

Cliente bem atendido volta sempre. O foco do seu negócio tem que ser em satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Afinal, são eles que vão comprar seu serviço ou produto.

Então, contrate pessoas que saibam oferecer um bom atendimento (ou treine seus funcionários). Já que você será novo no mercado e não tem referências, no mínimo, você precisa causar uma boa primeira impressão.

Fonte: SEBRAE - SC